domingo, 24 de maio de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIXUNA





História
Em meados do séc. XIX dá-se a fixação do elemento humano, no território atual do município. Em 1857, João da Cunha sobe o grande rio, até a foz do Juruá-Mirim. Em 1877 têm-se notícias de geral fixação de cearenses no rio Juruá. Em 1833 ocorre o povoamento de Riozinho (localizado no centro do atual do município) por Artur Marques de Menezes. Em 19.12.1955, pela Lei Estadual no. 96 é criado o município de Ipixuna, desmembrado do município de Eirunepé. A instalação do novo município dá-se em 18.02.1956. Em 04.06.1968 Ipixuna é enquadrado entre os municípios considerados "Área de Segurança Nacional". Em 10.12.1981, é desmembrado o território que passa a constituir o município de Canamari.



Aspectos Físicos e Geográficos

Localização: situado na mesorregião do Juruá, dista da Capital do Estado 1.368 km em linha reta e 4.618 Km por via fluvial.
Área Territorial: 13.630,70km²
Clima: tropical, chuvoso e úmido.
Temperatura: Tropical chuvoso e úmido.Altitude: 140m acima do nível do mar.
Coordenadas Cartesianas: situa-se a 7º de latitude sul e a 72º de longitude a oeste de Greenwich.
Limites: limita-se com os municípios de Eirunepé, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e com o Estado do Acre.
População: 21.788 habitantes.




Aspectos Econômicos
Sua produção agropecuária é baseada nas culturas cíclicas e permanentes como coco, abacaxi, abacate, laranja, milho, cana-de-açúcar, além da extração de madeira e borracha. A pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada ao consumo local. A pesca é praticada de forma artesanal.

3 comentários:

  1. olá... sou enfermeiro e estou indo trabalhar ai ano que vem, seu blog foi de grande utilidade p/ me manter mais informado quanto sua cidade. Se poder colocar mais algumas fotos(pontos turistico). Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  2. estou indo trabalhar nas eleições espero ser bem recebido pelo povo do municipio e tenho certeza que serei, um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia somos daqui de Goiânia, queriamos por gentileza o telefone da prefeitura de Ipixuna, somos enfermeiros e temos vontade de trabalhar nesta região. esse é meu email para contato milhomemrogerio@hotmail.com , espero noticias, abraços.

    ResponderExcluir